quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ZELO


O Programa: “O Caráter Conta” trabalha com seis pilares essenciais para desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter. da criança e do jovem. São eles: sinceridade, responsabilidade, respeito, zelo, senso de justiça e cidadania.  Mesmo o currículo escolar não priorizando essa sistemática, nós os educadores devemos nos preocupar para que nossos alunos despertem e tenham consciência de seus  atos e possam nortear suas vidas pessoais, que não dependam somente da família, porque muitas vezes não são conhecedores e tampouco praticantes desses valores. Juntos construiremos uma sociedade mais justa, harmoniosa e feliz, mas para isso precisamos nos unir e preparar atividades pedagógicas apropriadas e inerentes aos pilares.”
A professora Rosemary Fernandes na disciplina de Arte com o apoio e incentivo da ATP Sueli – propôs aos alunos da Extensão a formação de equipes, pesquisa, ensaios e apresentação de algumas modalidades artísticas( Vídeo / artesanato/ teatro/ musica/ dança/ cartazes...) focando o pilar ZELO.

 Significado de Zelo
s.m. Pronuncia-se: /zêlo/. Cuidados direcionados a qualquer pessoa ou coisa; desvelo.
Empenho extraordinário na execução dos deveres, das obrigações etc.
Afeição ardente e viva por alguém ou por alguma coisa.
pl. Pronuncia-se: /zêlos/.
(Etm. do grego: zêlos)

Sinônimos de Zelo

Sinônimo de zelo: brio, cuidado, desvelo, garbo e primor

Leia com atenção:
Zelo, uma palavrinha que diz fervor, emulação, cuidado, afeição, dedicação, pontualidade... A ligação entre zelo e crescimento ou sucesso é direta e indiscutível. Muitas pessoas que estão a frente de entidades, escolas, empresas ou negócios próprios, começam a se perderem quando não são zelosos com o que já conquistaram.
A acomodação, a falta de acompanhamento, a falta de dedicação, são inimigos do crescimento pessoal ou social. O zelo faz a diferença na competitividade e na beleza da ação realizada ou a realizar.
Há uma relação direta com o gostar do que se faz e o zelo com o que se faz. Na própria definição de zelo encontramos a palavra afeição. Para haver dedicação a algo, é preciso ter o prazer nessa dedicação.
Os detalhes encantam e diferenciam uma ação ou uma meta a ser alcançada. A rotina é importantíssima, desde que não seja rotineira. A cada dia, a rotina vai tornando-se madura e mais experiente, pois quem a faz está no mesmo caminho, ou deveria estar.
Por isso é importante avaliarmos sempre, se continuamos gostando do que estamos fazendo. Zelar não é ater-se em demasia a pequenos detalhes, esquecendo da visão global do processo e dificultando a conquista de resultados. É  preciso estarmos atentos para não exigir dos outros o mesmo zelo que temos por algo. O zelo é resultado do amor por algo que a pessoa deposita e certamente cada um tem o seu. Ser zeloso é saber reconhecer as qualidades dos outros e dos trabalhos que eles desenvolvem. Zelar é estar presente nas pequenas coisas sem perder a visão do todo.
É isso!
Zelo - SIM
Mostre o seu zelo pelas outras pessoas sendo gentil, cuidadoso, generoso e compassivo.

Acácio

 Para refletir!
Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.
Provérbios 19:2




Você acabou de ler um texto que relata um dos pilares do Caráter Conta. Através de um relato explique uma atitude tomada por você que possa demonstrar Zelo.

13 comentários:

  1. Depois que comecei a frequentar a igreja, prefiro não faltar a nenhuma reunião, nem cultos, me preocupo mais com as pessoas ao meu redor e sempre tento ajudá-las.

    Aluna: Fernanda Aviz 7° D

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu de um dia minha amiga ir la em casa e ela começo a prova as minhas roupas e jogar tudo na cama e eu ir dobrando e guardando as minha roupas.
    Aluna: Rafaela 7ano D

    ResponderExcluir
  3. Certa vez, eu estava indo para a igreja, e a minha bíblia caiu no chão, quando olhei ela no chão,ajuntei rapidamente.Quando cheguei na igreja fui limpar.
    Schaiane 7D

    ResponderExcluir
  4. Quando empresto jogos para meus amigos, sempre digo para que tenham cuidado com o CD, pois não quero que arranhe e eu não consiga mais jogar.
    Pois um dia emprestei para meu amigo e ele arranhou o CD, e eu não consegui mais jogar aquele jogo que eu gostava.

    Aluno: Lucas K. Armindo

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa jogou o material da natação no chão e eu juntei e coloquei no lugar certo.-Ricardo

    Eu parei de estuda,e vi minha minhas notas abaixando, agora voltei a estuda de novo.-Gustavo

    Alunos: Ricardo e Gustavo 7 D

    ResponderExcluir
  6. Eu cuido muito do meu cabelo e também do meu quarto. Eu nesse ano estou começando a cuidar do meu material escolar.

    Yhoran Borges da Rocha 7ºD

    ResponderExcluir
  7. Quando eu pego emprestado jogos tento cuidar do CD, e não arranhar pois não é meu e quem me emprestou também vai querer jogar depois.

    Lucas Gabriel 7ºD

    ResponderExcluir
  8. O meu quarto era desorganizado e um dia eu entrei e vi o quanto era bagunçado, arrumei na hora e até hoje ele está bem arrumado.

    Aluno: Henrique Weiber
    ano: 7º D

    ResponderExcluir
  9. Quando eu pego coisas emprestadas das minhas amigas, tipo roupas, skate etc. Eu cuido para depois eu poder devolver como eu peguei , e assim sempre quando eu quiser, ela vai emprestar, porque viu que eu cuidei.
    Aluna: Gabriela Schneider

    ResponderExcluir
  10. Eu cuido bem das minhas roupas,dos meus tênis do meu armario só não cuidava dos meus materiais mas tou cuidando agora

    Aluno:Adrian Cardoso Silva 7ºD

    ResponderExcluir
  11. Eu sou zeloso com coisas que não são minhas, como quando pego jogos alugados procuro cuidar como se fosse meu.
    Aluno: Samoel 7 ano D

    ResponderExcluir
  12. Um dia, um passarinho caiu na minha casa e eu cuidei dele.
    Larissa

    Quando eu tive que levar a minha cachorra pro veterinário pois ela havia sido atropelada.
    Eduarda

    ResponderExcluir
  13. Um dia foi um homem na minha casa com uma sexta com dois cachorros dentro e minha mae falou que eu podia escolher um e emtão eu escolhi a femia e ela era medrosa no comeso que ela ficou com migo mas ela estava doente e achente nao sabia dois dias depois ela morreu eu gostava muito dela.
    aluno:MARCOS 7°ANO D

    ResponderExcluir